Lixo orgânico e inorgânico: O que são e quais suas diferenças

Com o aumento geral das atividades humanas em andamento no planeta, não há como negar o fato de que o excesso de resíduos é produzido. A maioria dos itens de resíduos tende a ser orgânicos ou inorgânicos. Se você está preocupado com o futuro do planeta, então deve estar consciente do tipo de lixo que está gerando. Neste post, vamos ajudá-lo a entender tudo sobre as diferenças entre lixos orgânicos e inorgânicos e como você pode lidar com eles.

O que são lixo orgânico e inorgânico?

O lixo orgânico é simplesmente qualquer material que vem de uma planta ou animal e é biodegradável. Além disso, qualquer coisa que você possa colocar em uma pilha de compostagem é lixo orgânico

O lixo inorgânico é um tipo de resíduo que não contém compostos orgânicos. Este resíduo é geralmente muito difícil de decompor por microorganismos. Os resíduos inorgânicos permanecem livres de decomposição, sendo necessários mais de 500 anos para uma decomposição efetiva, portanto, o descarte pode ser um desafio.

Diferença entre lixo orgânico e inorgânico?

Em primeiro lugar, resíduos (areia, sal, ferro, cálcio e outros materiais minerais) que são apenas ligeiramente afetados pela ação dos organismos. Os resíduos inorgânicos são substâncias químicas de origem mineral. Enquanto os resíduos orgânicos são substâncias químicas geralmente de origem animal ou vegetal. 

Quais são os tipos de lixo inorgânico?

Os resíduos inorgânicos são divididos em vários tipos. Essa divisão é útil para determinar qual processamento é apropriado para que os resíduos ou lixo não danifiquem ou poluem o ambiente ao redor.

Aqui estão alguns exemplos de lixo inorgânico, entre outros.

  • Plástico
  • Polietileno de Baixa Densidade  (LDPE) e  Polietileno de Baixa Densidade Linear  LLDPE, que são tipos de plásticos agrícolas usados ​​para palha, coberturas de estufas e similares.
  • Polietileno de alta densidade  (HDPE), que é um tipo de plástico agrícola usado para recipientes de pesticidas ou vasos de viveiro.
  • Polipropileno  (PP), um tipo de polímero termoplástico usado para lonas tecidas e assim por diante.
  • Poliestireno  (PS), um tipo de plástico agrícola de polímero de hidrocarboneto aromático sintético usado para recipientes de berçário ou mídia.
  • Saco de Crackle
  • Ferro Metal
  • Resíduos de Aço
  • Vidro quebrado e cerâmica
  • Água Detergente
  • Sobra de sabonete
  • Latas de alumínio
  • Resíduos Têxteis
  • Óleo residual
  • Tampa de garrafa
  • isopor
  • Pneus usados
  • Vários Eletrônicos
  • Descarte de Pesticidas

Quais são os tipos de lixo orgânico?

Exemplos de lixo orgânico incluem:

  • Sobra de comida.
  • Borra de café, caroço de maçã, casca de ovo e outros tipos de subprodutos alimentares.
  • Aparas de quintal, folhas caídas, galhos, ervas daninhas arrancadas e outros detritos de paisagismo.
  • Cortar flores.
  • Comida para animais de estimação.
  • Estrume de gado.
  • Madeira não tratada/não pintada, incluindo coisas como agitadores de café e palitos de dente.
  • Papel/embalagem manchada de comida, como caixas de pizza gordurosas e pratos de papel usados. (Observe que isso exclui embalagens de espuma e plástico para alimentos, mesmo que estejam manchadas com resíduos de alimentos.)

O que fazer com o lixo inorgânico?

Os lixos inorgânicos podem gerar dinheiro. Porque além de ser feito e transformado em artesanato que depois é vendido e rende dinheiro, é claro que você também pode vender garrafas, metais e resíduos inorgânicos usados. Você pode vender resíduos inorgânicos, como baterias usadas, metais, jornais usados ​​e similares para colecionadores de mercadorias usadas.

Claro, você pode trocar isso por algo na forma de dinheiro. Embora o valor obtido não seja muito, mas isso será muito lucrativo se o fizermos regularmente. Porque, além de poder ajudar a limpar o meio ambiente dos resíduos inorgânicos, você também pode ganhar dinheiro com as vendas a esses catadores de usados.

O que fazer com o lixo orgânico?

O objetivo final é evitar que os lixos orgânicos se tornem “desperdiçados”. Existem muitas outras maneiras de utilizar esses materiais.

Lista do que fazer com o lixo orgânico.

  • Alimente as pessoas famintas: doe comida extra para bancos de alimentos, cozinhas comunitárias e abrigos
  • Alimentar animais: Desviar restos de comida para ração animal
  • Usos industriais: Fornecer óleos usados ​​para conversão de combustível e enviar resíduos de alimentos para digestão anaeróbica , onde podem ser usados ​​para produção de combustível e eletricidade
  • Compostagem: crie uma emenda de solo rica em nutrientes
  • Aterro sanitário/incineração: último recurso para descarte
  • A reciclagem de orgânicos abrange as opções 3-5. Dependendo do tipo de resíduo orgânico que você gera e da sua localização, você pode desenvolver um plano único que faça sentido para o seu negócio.

Reciclagem de lixo orgânico e inorgânico

Reciclagem de lixo orgânico e inorgânico

Primeiramente, se você é um usuário fervoroso de mídia convencional e social, provavelmente já deve ter ouvido a campanha muito badalada para salvar a mãe natureza do aquecimento global. Ou seja, mais importante ainda, a campanha recomenda que usemos técnicas modernas e ecológicas no manuseio de resíduos para minimizar o nível de poluição.

Quais são algumas das formas de reciclagem de lixos orgânicos?

1) Produção de biogás

O processo de produção de biogás ocorre em biodigestores através da respiração anaeróbica. O método pode envolver a digestão de resíduos vegetais, humanos e animais.

Benefícios da produção de biogás
  • A lama resultante da decomposição é utilizada como fertilizante
  • O metano produzido no processo é usado como combustível
  • Resultados para a morte de patógenos causadores de doenças

2) Fazendo compostagem

Isso é feito em uma grande pilha, composta principalmente de restos vegetais e animais. Em tal configuração, os principais organismos responsáveis ​​pela decomposição são fungos e bactérias.

Benefícios da compostagem
  • O composto pode ser aplicado como fertilizante em jardins
  • Economiza espaço no aterro e evita a contaminação do solo
  • Melhora as condições do solo

Como reciclar o lixo inorgânico?

Os resíduos inorgânicos representam um desafio significativo para o meio ambiente. Como resultado, um concreto que precisa ser descartado adequadamente de forma sustentável deve ser reciclado por meio de um serviço ou centro de reciclagem que o aceite.

Resíduos inorgânicos como vidro, fibra de vidro, plásticos, pneus e peças de alumínio podem ser levados de volta para suas respectivas fábricas de produção, onde podem ser refeitos em novos produtos.

A necessidade de tornar o ambiente mais limpo, reduzindo o desperdício, não pode ser negligenciada. Com os métodos mencionados em mente, podemos dar grandes passos para realizar o sonho de um ambiente livre de resíduos. A gestão adequada de resíduos orgânicos e inorgânicos é, de fato, o primeiro passo para um ambiente sustentável e livre de lixo.

Por que reciclar o lixo orgânico e inorgânico?

Primeiramente, Ao desviar o lixo orgânico do aterro, podemos transformar o lixo orgânico em um recurso valioso que melhora nossos solos agrícolas, impulsiona nossa economia e cria empregos.

Você pode desviar seus resíduos orgânicos do aterro seguindo a hierarquia de resíduos. Evite o desperdício de alimentos planejando suas refeições, fazendo compras para uma lista, usando sobras, armazenando alimentos corretamente e reduzindo o tamanho das porções.

Os resíduos inorgânicos são frequentemente utilizados como material para reciclagem. Geralmente, o material usado para reciclagem é o lixo plástico, que é fácil de coletar e depois reciclar.

Essa reciclagem de resíduos plásticos inorgânicos pode reduzir a possibilidade de acúmulo de outros resíduos inorgânicos existentes. Este é certamente um impacto positivo no estado do meio ambiente ao nosso redor.

Qual o tempo de decomposição do lixo orgânico?

A compostagem é uma forma de tratar os resíduos sólidos para que os microrganismos decomponham a matéria orgânica, auxiliando no processo natural de decomposição até que possam ser manuseados, armazenados e aplicados com segurança no meio ambiente.

A princípio, o processo de compostagem requer resíduos orgânicos, como folhas, grama, restos de frutas e vegetais, solo (que contém microorganismos), água e oxigênio. Os microorganismos comem os resíduos orgânicos, decompondo-os em seus componentes mais simples. O húmus (composto acabado) que produzem é rico em fibras e nutrientes inorgânicos, como fósforo, potássio e nitrogênio, e é um fertilizante natural benéfico ao meio ambiente.

Para produzir esse húmus, os microrganismos precisam de água, assim como todos os seres vivos, e de oxigênio para a respiração aeróbica. Os microorganismos acessam esse oxigênio quando você vira o composto a cada um ou dois dias.

No processo de respiração, eles liberam calor (temperaturas de até 66 graus Celsius) e dióxido de carbono. Por exemplo, se você regar regularmente e virar o composto em sua caixa de compostagem ou pilha, o composto pode se decompor completamente em apenas duas a três semanas. Caso contrário, pode levar meses para se decompor.

Qual o tempo de decomposição do lixo inorgânico?

Do ponto de vista da sustentabilidade, é importante saber quanto tempo leva para vários tipos de lixo se decompor. Devemos focar nossos esforços principalmente na redução do consumo de produtos que geram resíduos que levam muito tempo para se decompor completamente.

Vamos rever quanto tempo leva para várias categorias de resíduos se decompõem em aterros sanitários, juntamente com algumas estatísticas relevantes.

LixoTempo
BorrachaTempo indeterminado
Chicletes5 anos
Couro50 anos
Embalagens de papel (papelão)3 a 6 meses
Fralda descartável450 anos
Filtro de cigarro5 anos
Garrafa PET100 anos
Jornal2 a 6 semanas
Lata de alumínio200 anos
Metal100 anos
Náilon30 anos
Papel3 meses
Pilhas100 a 500 anos
Plástico400 anos
Pneutempo indeterminado
Tampas de garrafas100 a 500 anos
Tecido de algodão (pano)1 ano
Vidrotempo indeterminado

Conclusão

O requisito geral de tornar o ambiente mais verde e mais limpo é reduzir o desperdício em primeiro lugar. Ou seja, com as etapas mencionadas em prática, você pode esperar fazer contribuições significativas para promover e criar um ambiente livre de resíduos. Portanto, a gestão eficaz de lixo orgânico e inorgânico deve ser um passo fundamental para a criação de um ambiente livre de lixo e sustentável.

Pedro Silva

Faça seu comentário