Diretrizes de segurança para o Dia Mundial da Limpeza

O trabalho de limpeza deve ser realizado com a maior segurança possível. Estar ciente dos vários pontos de segurança não apenas reduz o risco de acidentes ou doenças, mas também permite que os grupos trabalhem com mais eficiência, aumentando o prazer e a satisfação de todos. Vale ressaltar que cada participante está de livre e espontânea vontade participando da ação voluntária de limpeza.


SEGURANÇA GERAL

Pense em “segurança em primeiro lugar”. Como você se protege e aos outros. Se não for seguro, não faça isso. Se você não tem certeza, não faça isso.Trabalhe em pares ou em grupos com um parceiro não apenas por segurança, mas também por assistência. Se você encontrar alguém em dificuldade, aja com responsabilidade e informe os outros imediatamente.Deve haver pelo menos uma pessoa responsável ou supervisor para cada grupo, que:Conheça a localização exata da área.Forneça instruções de segurança sobre o local e o trabalho.Mantenha contato com o(s) líder(es) da sua equipe no país.Ter todos os contatos importantes com ele (emergência, autoridades competentes).Saber quantos membros você tem no seu grupo.Saber o que fazer se algo inesperado acontecer e puder dar os primeiros socorros.Os pais são responsáveis ​​por seus filhos.Lembre-se de que todos os voluntários fazem parte da ação pela sua própria vontade e, embora os coordenadores da limpeza forneçam orientações para facilitar um evento seguro e bem-sucedido, as organizações Let´s do It, Limpa Brasil, Teoria Verde, os co-realizadores em cada cidade e seus coordenadores, não poderão ser responsáveis ​​por situações inesperadas.


EPI - equipamento de proteção individual

Use roupas apropriadas (sapatos fechados) e esteja pronto para uma mudança repentina no tempo.

Beba água regularmente

Use chapéu ou boné e óculos de sol, aplique protetor solar.

Use sempre luvas ao coletar lixo.

Tenha um kit de primeiros socorros.


INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Tenha cuidado ao movimentar ou levantar pesos.

Preste atenção às necessidades do seu corpo!

Proteja suas costas dobrando os joelhos.

Assegure-se de que os outros estejam sempre a uma distância segura enquanto você estiver trabalhando.

Não jogue os sacos com resíduos coletados, eles podem rasgar e ferir você ou pessoas próximas.

Não toque nem recolha materiais explosivos ou produtos químicos perigosos. Sinalize sua localização e informe ao supervisor ou responsável.

Recolha separadamente detritos que possam potencialmente ser perigosos (por exemplo, resíduos médicos, óleo, vidros, etc.).

Não entre em terrenos particulares, áreas de perigo ou terrenos instáveis.

Quando os sinais ou o senso comum indicarem tal área, tenha cuidado e fique longe.


CONDIÇÕES DO TEMPO

O Brasil é muito grande! Algumas cidades poderão ter previsão de chuvas, portanto, mantenha-se atualizado e prepare-se para a situação. Se a previsão do tempo previr condições extremas (como tempestades, muito pesadas chuva), o grupo pode decidir em adiar a ação para uma data próxima. Mesmo realizando a ação em outra data, o conteúdo produzido e as informações da limpeza serão conectadas ao movimento mundial.


SE ALGO INESPERADO ACONTECER

Pare o seu trabalho de limpeza.

Mantenha a calma e garanta sua própria segurança.

Ligue para emergência ou / e polícia.

Peça ajuda ou ajude, se necessário.