"Perguntas e Respostas" para quem vai organizar o Dia Mundial da Limpeza

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo.  A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

Em 21 de setembro de 2019, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminiur o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa "onda verde" de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.


Quais resultados obtidos na Estônia?

Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo.


PERGUNTAS FREQUENTES


1 - Como será o Dia Mundial da Limpeza no Brasil?

Diversas cidades brasileiras já realizam essa ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para 2019, o movimento pretende mobilizar mais pessoas, buscando em todas as regiões do país, líderes e organizações que já trabalham com o tema “lixo” ou “cuidados com o meio ambiente”, para que se unam à essa proposta e leve a causa para sua cidade.


2 - Quem pode participar da ação voluntária no Dia Mundial da Limpeza?

O Dia Mundial da Limpeza organizado pela rede Let's do it! tem como principais atores as equipes nacionais e voluntários.

Os atores podem ser pessoas e organizações como por exemplo a comunidade local, ONG, instituto, cooperativa, OSCIP, associação, escola, grupos em geral, desde que seja apolítica, tenha valores que combinem com o Let´s do it! e vontade de cooperar com a causa a nível nacional e internacional. 

Todos podem participar. Veja alguns formatos de grupos para esse dia:

- Reúna amigos e familiares para que juntos façam uma ação de limpeza em um ou mais pontos do bairro onde moram.

- Organize uma equipe na sua empresa e limpem uma localidade da cidade.

- Organize com seu grupo da academia de ginástica, bike, corrida, artes marciais, crossfit, escoteiros, enfim, todos podem realizar uma ação e ajudar a cidade ficar mais limpa e fazer o grito mundial ficar ainda mais alto.

- Organize na sua escola ou faculdade uma ação com os alunos em localidade próxima da instituição. Para maior participação dos alunos, orientamos que façam a ação no dia 14 de setembro (sexta feira).

- Procure saber onde terá ação de limpeza na sua cidade e vá participar.


3 - Como posso receber orientações para organizar a ação na minha cidade?

Cadastre-se como líder. Após o cadastro, você receberá orientações de como mobilizar o maior número de voluntários na sua cidade. Seja um líder do Dia Mundial da Limpeza no Brasil.


4 - Quais os canais de comunicação utilizados para motivar e mobilizar voluntários para o Dia Mundial da Limpeza?

Compartilhe notícias e informações. Ao se juntar à rede do Dia Mundial da Limpeza cada equipe se torna parte da nossa rede internacional, fazendo parte de um dos movimentos ambientais que mais crescem no mundo (de acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas). Nossos canais existentes lhe dão a oportunidade de compartilhar suas histórias de sucesso, materiais de mídia; aprender com outros grupos, aumentar sua visibilidade, entre outras. E entrando em contato com outras pessoas e organizações de mentalidade semelhante, você terá a oportunidade de criar projetos de cooperação por conta própria.


A mobilização envolve todos os possíveis pontos de contato, portanto, vamos utilizar os seguintes canais de comunicação para divulgar o Dia Mundial da Limpeza:

- Facebook e Instagram pessoal e das organizações: Utilize as suas páginas no Facebook e Instagram. Reproduza conteúdo do Dia Mundial da Limpeza que recebe para mostrar que o evento é mundial. Imprima em papel a logomarca do Dia Mundial da Limpeza, produza fotos e vídeos com o grito de guerraLixo no chão, NÃO e compartilhe.

- Grupo no Whatsapp Dia Mundial da Limpeza com líderes das cidades brasileiras confirmadas no evento: Este grupo foi criado pela secretaria executiva do evento e nele estão os líderes de cada cidade participante.

- Grupo de Whatsapp Dia Mundial da Limpeza criado em cada cidade que ocorrerá o evento: Este grupo deve ser criado (ou utilizar um já criado pela organização) para reunir as pessoas envolvidas no evento na sua cidade. É um grupo para reunir parceiros e voluntários. Sugestão é colocar o nome Dia Mundial da Limpeza + Nome da cidade

- Veículos de Comunicação local: Matérias publicadas ou veiculadas na mídia regional são muito importantes para conseguir mais voluntários e parceiros.


6 - Construa sua equipe

Para começar a se preparar para o Dia Mundial da Limpeza, você precisa formar uma equipe entusiasmada que esteja realmente disposta a agir e gerar um impacto. Como tudo começa com a ideia e desejo de concretizá-la, o seu trabalho como líder é criar a visão inicial e formular os objetivos que vai inspirar as pessoas. Faça uma lista com o nome de pessoas compromissadas que podem ajudar nessa ação e convide-as a participar.  


7 – Crie um Plano de Ação

Criar um plano de ação é o primeiro trabalho da sua equipe: Envolva-os todos neste processo. Nós preparamos algumas perguntas para ajude você a coletar.  

• Indique as possíveis razões para o sua cidade aderir à iniciativa?

• Relacione a situação atual com relação ao lixo na sua cidade. Quais são os principais problemas e desafios?

• Tenha uma visão geral do problema do lixo: onde está pior? Onde está o lixo irregular na cidade? Eles estão na cidade ou natureza?  


8 - Crie um cronograma

Depois de estabelecer os objetivos no Plano de Ação, agora você tem que elaborar o passo a passo para alcançá-los.Para tornar o plano mais estruturado, divida seus principais objetivos e, em seguida, descreva o melhor caminho para alcançá-los.Essas descrições devem incluir:

• Descrição de suas ações

• Descrição das tarefas que sua equipe pode ajudar

• Uma lista de todos os possíveis parceiros e aliados.

• Todas as ações planejadas devem ser colocadas em uma linha do tempo, quando exatamente você está fazendo o que. Você não precisa colocar datas exatas em cada ação, mas é importante entender o que deve ser feito primeiro, que coisas devem ser feitas simultaneamente e como ajustar todas as ações necessárias na sua linha do tempo. Nesta fase, cada ação deve incluir uma lista das pessoas da sua equipe que são responsáveis ​​pela tarefa. Ao criar seu plano de ação, recomendamos que você e sua equipe anote o lado de cada tarefa ou ação, uma lista de todos os possíveis parceiros (pessoas ou organizações) que poderiam ajudá-lo a concluí-las. Quando você está na fase “brainstorm”, liste todos os nomes que vêm à mente. Mais tarde, você terá tempo para peneirá-los.


9 - Como obter fundos?

O Let´s do it! é uma organização sem fins lucrativos e não pode financiar nenhuma atividade local no Dia Mundial da Limpeza, portanto, o orçamento depende de você. Para começar a procurar fundos, faça uma lista de todas as fontes possíveis de financiamento como: Governo estadual, Municipal, Fundos privados, Filantrópicos, plataformas de crownfunding.


10 - Como conseguir parceiros na minha cidade para apoiar a ação de limpeza?

Envolva seus parceiros o mais rápido possível. A melhor maneira é abordá-los na fase de criar seu plano de ação. Quando você planeja a logística, solicita informações de empresas de gestão de resíduos e prefeitura municipal.

Envolver os parceiros no estágio de planejamento das ações é uma boa maneira de motivá-los. Ao fazer o plano, as metas também são definidas para que todos possam se beneficiar. Ao convencer os parceiros a aderir, use maneiras diferentes de motivá-los. Para alguns, ajudar a tornar o mundo um lugar melhor poderia ser suficiente, mas há muito mais que você pode oferecer, por exemplo: visibilidade ou reputação positiva (responsabilidade social empresarial), logomarca nas camisetas e postagens em publicações.

É muito importante envolver a prefeitura municipal na ação, principalmente as seguintes secretarias:

Secretaria de Educação: Convidar a secretaria para que as escolas municipais participem da ação de limpeza. A ação com os estudantes poderá ser realizada no dia 14 de setembro (sexta feira) em local próximo da escola. O convite para as escolas deve partir da secretaria com orientações de como realizar a ação, como produzir fotos e vídeos e fazê-los chegar nos 150 países participantes do evento.

Secretaria de Meio Ambiente e Turismo: A limpeza urbana afeta diretamente essas secretarias.  Em muitos municípios as secretarias são integradas. É muito importante o apoio e parceria, seja institucional ou com materiais necessários para a realização da limpeza.

Secretaria de Serviços Urbanos: É importante o contato com essa secretaria, pois, não havendo associações de catadores e reciclagem no município para levarem o lixo recolhido na ação, ele deverá ser levado para o aterro sanitário da cidade. É importante que a solicitação seja feita pessoalmente e por ofício.

Associação ou Cooperativas de reciclagem: Buscar esses parceiros e convidá-los a participarem da ação separando e levando com o lixo retirado. Verificar a logística.

Empresas e instituições: Buscar apoio de empresas locais para conseguir os materiais necessários para a ação: camisetas, sacos de lixo, luvas e água.


11 - Como entrar em contato com os meios de comunicação local?

A divulgação da ação nos meios de comunicação local é muito importante, pois ajuda a sensibilizar e mobilizar pessoas para o dia da ação e propagar a mensagem. A boa comunicação é importante antes, durante e depois da ação, portanto, siga algumas orientações:

Faça uma lista e entre em contato com os principais sites de notícias, rádios, TVs, revistas, jornais, da sua cidade. Ligue e solicite apoio na ação.Envie e-mail abordando a problemática do lixo em nível local e global. Envie link de matérias, imagens, vídeos. Reúna um bom conteúdo para mostrar que a sua cidade vai participar da maior ação de limpeza voluntária do planeta.O contato com os veículos de comunicação deve ser feito quando o município já tiver com as ações bem encaminhadas, contendo principalmente o mapeamento dos pontos para limpeza e com bom número de voluntários confirmados.


12 - Quais documentos e arquivos o coordenador recebe para fazer contato com instituições, empresas e pessoas na cidade?

- Release para veículos de comunicação;

- Carta convite para parceiros.


13 - Qual a importância das hashtags e grito de guerra nas publicações?

Para que as publicações nas redes sociais sejam visualizadas em todo o Brasil e nos países participantes da ação é importante que utilizem as seguintes hashtags:

#DiaMundialDaLimpeza #WorldCleanupDay

#LetsDoIt #LixoNoChãoNão

Incluir também as hastags locais necessárias

#NomeDaOrganização #NomeDaCidade #NomeDoParceiro


O grito de guerra que vai unir o Brasil é “Lixo no chão, NÃO!” ou “Lixo na praia, NÃO” e suas derivações que traz uma mensagem objetiva e traduz o propósito da ação no Dia Mundial da Limpeza. Grave vídeos com o grito, termine com uma salva de palmas e sinta a energia de estar fazendo o bem para o planeta.  


Mobilização nacional:

Edilainne Muniz - Diretora Limpa Brasil e Líder de time Dia Mundial da Limpeza edilainne.muniz@limpabrasil.org

Jean Peliciari - Diretor Teoria Verde e diretor da Secretaria Executiva Dia Mundial da Limpeza jean@teoriaverde.com.br